LCD Teclado Escudo LCD1602 ATMEGA328 ATMEGA2560 raspberry pi LCD 1602 Display Module Para Arduino UNO tela azul
1602LCD Principais parâmetros técnicos:
1. capacidade de exibição: 16 × 2 personagens
2. Chip tensão de funcionamento: 4.5-5.5 V
3. Corrente de funcionamento: 2.0mA (5.0 V)
4. módulo melhor módulo de tensão de funcionamento: 5.0 V
5. personagem tamanho: 2.95 × 4.35 (W × H) mm
Definições de pinos:
1 VSS Chão Poder 9 D2 Dados
Positivo de Alimentação VDD 2 10 D3 Dados
Display de cristal líquido VL viés 3 11 D4 dados
4 RS Dados/Comando Selecionar 12 D5 dados
5 R/W R/W Seleciona 13 D6 dados
6 E sinal de Habilitação 14 D7 dados
7 D0 Dados 15 BLA Backlight Positivo
8 D1 Dados 16 BLK Backlight negativo
1 pés: VSS para a potência do solo.
2 pés: VDD 5 V fonte de alimentação está conectado.
3 pés: VL para ajuste de contraste LCD lado, então a fonte de alimentação é o contraste mais fraco, o aterramento de contraste
Máximo, alto contraste vai produzir &fantasmas&, pode ser usado quando um 10 K potenciômetro para ajustar o contraste.
4 pés: RS para a seleção de registro, selecione o alto registo de dados, selecione registo baixo quando a instrução.
5 pés: R/W para o ler e escrever as linhas de sinal, quando a operação de leitura, baixo quando a operação de gravação. Quando RS
E R/W juntos para o baixo nível pode ser escrito com a instrução ou endereço de exibição, quando o RS é baixa quando o R/W é alta
Pode ler o sinal de ocupado, quando RS é o alto nível de R/W é baixo nível pode gravar dados.
6 pés: E-lado está habilitado, quando o E-nível de saltar de alto a baixo, o módulo de LCD para executar o comando.
7 para 14 pés: D0 ~ D7 para o 8-linhas de dados bi-direcional.
15 pés: backlight cátodo.
16 pés: backlight negativo.
1602LCD as instruções:
1602 LCD módulo controlador interno um total de 11 instruções de controle, como mostrado na tabela abaixo:
No. Instrução RS R/W D7 D6 D5 D4 D3 D2 D1 D0
1 tela clara 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
Cursor 2 Retorno 0 0 0 0 0 0 0 0 1 *
Conjunto de modo de entrada 0 3 0 0 0 0 0 0 1 I/D S
4 Display On/Off Controle 0 0 0 0 0 0 1 D C B
Cursor ou caráter mudança 5 0 0 0 0 0 1 S/C R/L * *
Conjunto Função 6 0 0 0 0 1 DL N F * *
Conjunto de caracteres de endereço de memória geração 0 7 0 0 1 Caráter geração endereço de memória
Conjunto de drivers de endereço de memória de dados 0 0 1 8 endereço de memória de dados de Exibição
9 leia bandeira ocupado ou endereço 0 1 BF contador endereço
10 escrever para CGRAM ou DDRAM) 1 0 Dados a ser escrito
Ler dados a partir de CGRAM ou DDRAM 1 11 1 Ler o conteúdo de dados
1602 módulo LCD ler e escrever operações, a tela e as operações são programados através das instruções do cursor para alcançar. (Nota: 1 é alta, 0 é baixa)
Instrução 1: exibição Clara, código de instrução 01 H, cursor reset para endereço 00 H.
Comando 2: O cursor é reposto e o cursor retorna ao endereço 00 H.
Instrução 3: configuração do modo de exibição Do Cursor e I/D: direcção do movimento Do Cursor, alto nível de deslocamento para a direita, baixo nível movendo para a esquerda S:
Todo o texto na tela se move para a esquerda ou para a direita. Significa ativo de alto nível, de baixo nível é inválido.
Comando 4: Display de controle do interruptor. D: controlar a exibição global on e off, disse alto-exposição aberta, de baixa potência
Tela plana off display C: controle do cursor on e off, alto significa que existe um cursor, baixo nível que não cursor B: controle
Se o cursor estiver piscando, piscando de alto nível, de baixo nível não piscar.
Instrução 5: Cursor ou mudança de exibição S/C: Move o texto exibido em alto nível, e move o cursor em nível baixo.
Instrução 6: definição da Função de comando DL: 4-bit de ônibus em alto nível, 8-bit de ônibus em nível baixo N: Baixo Consumo de energia
Geralmente single-linha de exibição, exibição de alto nível duplo-linha F: baixo nível 5×7 personagens de dot matrix display, exibição de alto nível
5×10 caracteres matriciais.
Comando 7: gerador de Caracteres RAM definição do endereço.
Instrução 8: configuração do endereço DDRAM.
Instrução 9: Leia o sinal de ocupado e endereço cursor BF: bandeira Ocupado, alto nível significa ocupado, então o módulo não pode se conectar
Comando ou dados recebidos, se o baixo nível que não está ocupado.
Comando 10: Gravar dados.
Comando 11: Ler dados.
Compatível com o chip de cronometragem HD44780 tabela é a seguinte:
Ler o status de entrada RS = L, R/W = H, E = Saída H D0-D7 = palavra Estado
Escrever comando de entrada RS = L, R/W = L, D0-D7 = código de Instrução, E = saída de pulso de Alta Nenhum
Ler dados de entrada RS = H, R/W = H, E = saída H D0-D7 = dados
Escrever Entradas de Dados RS = H, R/W = L, D0-D7 = Dados, E = Saída de Pulso de Alta Nenhum
1602LCD geral inicialização (reset) processo:
Atraso de 15 mS
Escrever comando 38 H (não detectar sinal de ocupado)
Atraso 5 mS
Escrever comando 38 H (não detectar sinal de ocupado)
Atraso 5 mS
Escrever comando 38 H (não detectar sinal de ocupado)
Depois de cada comando de gravação, read/write operações de dados precisa para detectar o sinal de ocupado
Escrever comando 38 H: Exibe o modo de configuração
Escrever comando 08 H: a Tela está desligada
Escrever comando 01 H: Exibição de tela clara
Escrever comando 06 H: Exibe o movimento do cursor configuração
Escrever comando 0CH: Display e ajuste do cursor
AUDUINO rotina oficial:
Exemplo de uso de biblioteca LCD4Bit_mod //
# Include
// Criar o objeto para controlar um LCD.
Número de linhas no display = 1 //
LCD4Bit_mod lcd = LCD4Bit_mod (2);
// Mensagem chave
Msgs Char [5] [15] = {&Direita Tecla OK&,
&Up Tecla OK&,
&Para baixo Tecla OK&,
&Esquerda Tecla OK&,
&Selecionar Tecla OK&};
Int adc_key_val [5] = {30,150,360,535,760};
Int = NUM_KEYS 5;
Int adc_key_in;
Int key =-1;
Int oldkey =-1;
Void setup () {
PinMode (13, OUTPUT); // usaremos o debug LED para a saída de um batimento cardíaco
Lcd. init ();
// Opcionalmente, agora configurar a nossa aplicação-exibir as configurações específicas, substituindo qualquer que seja o lcd fez em lcd. init ()
// Lcd. commandWrite (0x0F); // cursor, em diante, blink. (Desagradável!)
Lcd. clear ();
Lcd. printIn (&teste TECLADO… Pressionando &);
}}
Laço vazio () {
Adc_key_in = analogRead (0); // ler o valor do sensor
DigitalWrite (13, HIGH);
Chave = get_key (adc_key_in); // converter em pressione a tecla
If (chave! = Oldkey) // se keypress é detectado
{
Atraso (50); // espera por tempo de estabilização
Adc_key_in = analogRead (0); // ler o valor do sensor
Chave = get_key (adc_key_in); // converter em pressione a tecla
If (chave! = Oldkey)
{
Oldkey = chave;
If (key> = 0) {
Lcd. cursorTo (2, 0); linha = // 2, x = 0
Lcd. printIn (msgs [key]);
}}
}}
}}
// Delay (1000);
DigitalWrite (13, LOW);
}}
// Converter ADC valor de chave número
Int get_key (unsigned int)
{
Int k;
Para (k = 0; k
{
If (input
{
Retornar k;
}}
}}
If (k> = NUM_KEYS)
K =-1; // Não chave válida pressionado
Retornar k;
}}
LCD4Bit_mod.h
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